A Evolução da Plataforma .NET

A Evolução da Plataforma .NET

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023 por Welington Silva

          A Microsoft lançou em Novembro de 2022 o .NET 7.0, mas você sabe um pouco da história dessa framework de desenvolvimento? Para falarmos da história do .NET precisamos voltar lá para o ano de 2002, quando foi lançado a versão 1.0 da plataforma. A ideia na época era criar uma plataforma capaz de permitir ao desenvolvedor de software programar aplicações diferentes que executariam em cima de um mesmo ambiente, algo que já era real na JRE do Java, por exemplo.

          O desenvolvedor dentro do ambiente Microsoft, que programava em Visual Basic ou ASP Clássico, poderia criar aplicações utilizando os recursos da .NET Framework, como por exemplo o Garbage Collector, o gerenciamento de memória, a Biblioteca de Classes. E com isso criar aplicações tanto para Desktop como para Web que executariam sobre a mesma Framwork.



          A versão 1.0 já teve no ano seguindo uma atualização para a versão 1.1, assim como o lançamento do Visual Studio .NET e do C#, linguagem criada junto com o .NET e que viria a ser a mais utilizada em todas as aplicações .NET. A .NET Framework passaria por uma série de evoluções nos próximos anos, podemos citar uma grande evolução no ano de 2010, quando foi lançado do .NET Framework 4.0. Esta versão se mostrou bastante estável e madura, permitindo na época criar tanto aplicações ASP.NET dentro do padrão MVC, como aplicações Desktop usando Windows Forms, ou outras tecnologias criadas pela Microsoft na época mas que acabaram sumindo com o tempo, como Silverlight e WPF.

          


          O conjunto do .NET Framework mais o Visual Studio em 2010 formaram um conjunto de ferramentas bem produtivas para o desenvolvedor, porém o mercado iniciou uma demanda pelas aplicações multiplataformas, mais leves e modularizadas. A nuvem permitia então que qualquer aplicação pudesse ser implantada em qualquer servidor em qualquer parte do mundo. O fato então da .NET Framework ser fortemente acoplada ao Windows se tornou um problema, por isso em 2014 a Microsoft anunciou um esforço para o desenvolvimento de uma nova plataforma, criada do zero, que seria mais simples e leve, e rodaria em qualquer ambiente. Foi então lançado o projeto .NET Core.

          A primeira versão do .NET Core foi lançada em junho de 2016, estaria então lançada a .NET Core 1.0. O objetivo dessa plataforma era criar uma “fundação” para o futuro de todo esse ambiente, depois da .NET Core, criada já pensando em várias necessidades de mercado, seriam criadas as demais funcionalidades e versões executariam utilizando esse ambiente. Vieram então as versões 1.1, 2.0 e então a versão 3.0, que alcançou um alto nível de maturidade e, logo depois apoiada pelo lançamento da versão 3.1 em 2019, uma grande adesão do mercado e dos times que utilizavam a plataforma Microsoft.

          Até hoje na Code21 nós nos deparamos com a oportunidade de manutenção a aplicativos executando em .NET Core e, normalmente, eles executam na versão 3.1, demonstrando que esta versão alcançou uma maturidade bastante considerável.




          Lembram que no começo deste artigo falamos sobre a .NET Framework e que suas versões pararam na 4.8. A Microsoft então, graças a evolução da plataforma .NET Core, resolveu tomar uma decisão estratégica de mudança de nome e numeração do lançamento das versões. Com uma versão bem mais madura, e com uma grande compatibilidade das bibliotecas ao novo framework multiplataforma, em 2020 a Microsoft lançou o .NET 5.0, retirando então o nome “Core” das suas versões da framework. O objetivo com isso era evitar confusões com a .NET Framework e desvincular totalmente essa versão com a antiga plataforma. O .NET agora então seria uma fusão completa entre as bibliotecas da .NET Framework e todas as funcionalidades e melhorias da Core. Além de facilitar a compreensão e adesão de novos desenvolvedores que agora teriam que aprender a utilizar apenas o “.NET”.

          Em uma tentativa de facilitar o lançamento e o entendimento das versões a Microsoft resolveu padronizar os releases após a versão 5.0, ou seja, a cada ano um novo release da plataforma .NET será lançado. Em novembro de 2022, no último lançamento antes deste artigo, a Microsoft lançou o .NET 7.0, que é uma versão atual e final. Um detalhe importante que devemos prestar atenção no lançamento das versões é o suporte, em anos alternados a Microsoft irá lançar versões LTS(Long Term Support), mas o que isso significa? As versões LTS tem 3 anos de suporte após o lançamento, as versões normais tem apenas 3 meses de suporte após o lançamento da próxima versão. Vamos usar a versão 7.0 como exemplo, seu suporte estará disponível até fevereiro de 2024, já que a versão 8.0 está planejada para ser lançada em novembro de 2023. Em uma decisão da implementação de um novo produto com um longo tempo de vida essa informação é importante para a tomada de decisão.

          Não sei quanto a vocês mas para quem, como eu, trabalhou com .NET desde as suas primeiras versões é uma alegria ver a evolução da plataforma, tanto em funcionalidades como em facilidade de adoção e de aprendizado por novos profissionais de tecnologia. Espero que de alguma maneira essa história seja útil para sua vida profissional.

          Até a próxima 😉

 

Outros textos interessantes:

Cinthia Lopes

Ícone Data da Publicação

02/09/2022

Nos negócios, quando se fala em agilidade, conceito que ganhou mais destaque nos últimos 20 anos, imediatamente se remete à ideia de entrega ou execução rápida, como se a avaliação dos resultados...

Continuar lendo

Yasmin Santana

Ícone Data da Publicação

13/09/2021

O cloud computing tem ganhado bastante destaque nos últimos anos por processar dados de forma eficiente e econômica...

Continuar lendo

Yasmin Santana

Ícone Data da Publicação

25/08/2021

A computação em nuvem surgiu para revolucionar a forma como consumimos diversos serviços. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como essa forma de vender serviços funciona e...

Continuar lendo

Entre em contato: