Computação em Nuvem: Por que usar e como vender?

Computação em Nuvem: Por que usar e como vender?

quarta-feira, 25 de agosto de 2021 por Yasmin Santana

A computação em nuvem surgiu para revolucionar a forma como consumimos diversos serviços. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como essa forma de vender serviços funciona e o texto de hoje vai explicar justamente isso.

Quem trabalha com tecnologia há alguns anos, deve lembrar que antigamente as empresas precisavam ter espaço reservado para alocar máquinas que guardavam, é possível dizer, a vida da empresa. 

Tudo ótimo, certo? Afinal, o que poderia dar errado...



Como surgiu a Computação em Nuvem?

Antes de entender como vender os seus serviços através da computação em nuvem, é importante entender o contexto em que ela surgiu.

Os hardwares, que guardam todas as informações do negócio, ficavam sob a responsabilidade da própria empresa. Agora imagina se um hardware desses estragava? Esse era o tipo de problema que causava muita dor de cabeça.

Pois bem, pensando em evitar essas tragédias, foi criada a computação em nuvem.



Como funciona a Cloud Computing?

Na computação em nuvem você não precisa ter o seu próprio hardware, você contrata as máquinas de provedores de nuvem. Os mais famosos são: Microsoft, Amazon ou Google e todos os pepinos com as máquinas são resolvidos por eles!

Basicamente, é como se você alugasse o espaço de armazenamento ou os ciclos de CPU em máquinas de outras empresas, pagando somente pelo que usar e sem ter custos extras, como o de eletricidade, por exemplo.

Fica sob a responsabilidade do provedor de nuvem fornecer o hardware necessário para a execução do seu trabalho e também sua atualização. 

Além disso, os provedores podem oferecer outros serviços, como: 

  • A criação de máquinas virtuais do Linux e do Windows;
  • O armazenamento de aplicativos;
  • Redes virtuais;
  • Análise e visualização de dados de desempenho;
  • Telemetria 



As principais vantagens da Computação em Nuvem:

 A computação em nuvem foi criada para facilitar a sua vida, seja você pessoa física ou empresa. Em se tratando de empresas, ela serve também para deixar o seu negócio mais eficiente

Para conseguir atender as especificidades de cada organização, os provedores em nuvem oferecem diversos tipos de serviços. Dentre eles, os mais comuns são a capacidade de computação e o armazenamento.


  • Compute Power:

 A capacidade de computação é usada todo dia por todo mundo e muitas vezes nós nem percebemos.

Toda vez que você navega por um site, envia um e-mail, assiste um vídeo ou checa a previsão do tempo, tem sempre um hardware fazendo o processamento desses dados.

Com a computação em nuvem você não precisa necessariamente utilizar a capacidade do seu aparelho, deixando essa responsabilidade para os hardwares do seu servidor de nuvem.

  • Storage:

Você já deve saber que a grande maioria dos computadores e smartphones lê e grava dados o tempo todo. Seja para tirar uma foto, gravar mensagens de voz ou verificar se vai chover.

Todos esses dados precisam ser “lidos” ou gravados, e para que você não precise utilizar o espaço da sua máquina, o provedor de nuvem pode guardar e/ou ler esses dados. 


  • Máquinas virtuais:

A última dessa listinha, mas não menos importante, é a possibilidade de utilizar máquinas virtuais. As famosas VMs.

Uma das vantagens de utilizar a computação na nuvem é justamente poder criar máquinas virtuais. Essas soluções são largamente utilizadas por sua facilidade e economia durante o processamento de dados.

Elas são muito semelhantes a um computador físico que execute o Windows ou o Linux. Só que ao invés de ficar dias buscando um computador com os recursos que precisa, você pode configurar a VM da forma que preferir e ela estará pronta para utilização em poucos minutos.


Benefícios bem bacanas, não é mesmo? 

Depois de entender um pouco sobre a história e as vantagens da computação em nuvem, vamos falar sobre como vender os seus serviços com ela.



Como comprar e vender serviços com a computação em nuvem:

Existem três categorias principais para trabalhar com a nuvem. E, baseando-se no seu negócio, você pode decidir se mistura elas ou se vai usá-las separadamente.


  • IaaS: Infraestrutura como Serviço

A Infraestrutura como Serviço é justamente a forma de vender infraestrutura de tecnologia como um serviço na Nuvem. 

Esta estrutura de consumo de serviços na nuvem, nada mais é do que uma réplica do que seria sua infraestrutura local. Ou seja, de um datacenter simulando seus equipamentos através de máquinas virtuais. É o modelo mais utilizado pelos grandes provedores de nuvem, como Azure, AWS ou Google

Então, se você possui uma empresa de Data Centers e quer oferecer espaço de armazenamento como serviço, essa é a melhor opção. 


  • PaaS: Plataforma como Serviço

A Plataforma como Serviço é o modelo utilizado para criar aplicações de forma ágil. Isso porque, nesse caso, são fornecidos o ambiente para criação, teste e implantação de uma solução.

Além disso, não é preciso se preocupar com questões de gerenciamento da infraestrutura subjacente. Ou seja, se você quiser fazer uma implantação web, não vai precisar instalar um sistema operacional, servidor ou fazer as atualizações do sistema.

Esse é o modelo usado por plataformas de desenvolvimento de apps como o Visual Studio, Google App Engine ou Heroku. Então, se você quer usar uma plataforma de desenvolvimento, pode se aproveitar da estrutura da nuvem no modelo PaaS.


  • SaaS: Software como Serviço

Esse é o modelo de venda na nuvem mais indicado para a maioria dos negócios. Nesse caso, o Software é hospedado e gerenciado de forma centralizada para o cliente final.

Se o seu software é baseado em uma arquitetura na qual uma versão da aplicação é vendida para todos os clientes e licenciada através de uma assinatura mensal, semestral, anual, etc. Esse é o seu modelo!

Empresas como Dropbox, Pipedrive e até o LinkedIn oferecem serviços através de SaaS. Um outro exemplo legal é o nosso portal de vagas, o Curitiba TI.

O portal pode ser utilizado gratuitamente por qualquer empresa para a divulgação de vagas, entretanto, quando há urgência na contratação de um determinado profissional, é possível pagar uma assinatura para ter acesso a funcionalidades específicas.



Pronto para migrar o seu Software para a nuvem?

Esse foi um apanhado das principais formas de comprar ou vender serviços na nuvem. Mas além de usá-las separadamente, é possível (e encorajado) que você enxergue esses modelos como camadas sobrepostas.

Por exemplo, você pode contratar um provedor de nuvem como o Azure para armazenar todas as informações da sua empresa e utilizar algumas máquinas virtuais quando necessário.

Aproveitando que contratou o armazenamento do Azure, você pode utilizar o Visual Studio para desenvolver e integrar com a ferramenta do Azure Devops, uma plataforma disponível no modelo Paas. 

Por fim, utiliza o modelo SaaS para vender os seus serviços em nuvem através de uma assinatura periódica. E pronto, está tudo conectado!

É claro que a migração de um software para a nuvem nem sempre é fácil, por isso é preciso pesar os prós e contras da migração e analisar se vale a pena encarar o mundo da nuvem. 

Nós da Code21 somos especialistas em migração de softwares para a nuvem e parceiros Microsoft. Então, podemos te ajudar com todo esse processo.

Então antes de tomar uma decisão definitiva sobre a migração do seu software, dê uma olhada no texto que preparamos falando se vale apena migrar o seu software para o cloud computing. 

Yasmin Santana
Desenvolvedor de Soluções da Code 21

É formada em Comunicação Organizacional pela UTFPR e responsável pela Comunicação e Marketing no Portal Curitiba TI e da Code21, onde tem descoberto a cada dia uma crescente paixão pela área de tecnologia.

Outros textos interessantes:

Ícone Autor do Texto

Welington Silva

Ícone Data da Publicação

13/01/2023

A Microsoft lançou em Novembro de 2022 o .NET 7.0, mas você sabe um pouco da história dessa framework de desenvolvimento? Para falarmos da história do .NET...

Continuar lendo

Cinthia Lopes

Ícone Data da Publicação

02/09/2022

Nos negócios, quando se fala em agilidade, conceito que ganhou mais destaque nos últimos 20 anos, imediatamente se remete à ideia de entrega ou execução rápida, como se a avaliação dos resultados...

Continuar lendo

Yasmin Santana

Ícone Data da Publicação

13/09/2021

O cloud computing tem ganhado bastante destaque nos últimos anos por processar dados de forma eficiente e econômica...

Continuar lendo

Entre em contato: